Pangrama

Título: Pangrama
Autores: Vários
Editora: Gume
Ano: 2009
Formato: 23×13,5cm
Impressão: Digital
Nº de páginas: 48
Nº de exemplares: 1º edição.
Preço: 4€ + portes de envio

___________________________________________

A Pangrama é uma revista temática sobre Design de Comunicação e surgiu como projecto piloto do gupo Gume. Ela pretende tocar em alguns dos assuntos-base desta disciplina e chamar a atenção, ainda de que forma assumidamente descompromtida, para a importância da teoria e da crítica.
Levantar questões, lançar temas que, de forma directa ou indirecta, se tornam pertinentes na área da Comunicação Visual. A Pangrama não é uma revista habitada exclusivamente por textos, ao contrário, o objectivo é pegar em cada tema e pensar sobre ele, investigá-lo e comunicá-lo sob a forma de ensaios de cáracter visual e teórico.
Ironia, humor e aprendizagem são as ideias que fazem surgir “The quick brown fox jumps over the lazy dog” como ponto de partida da Pangrama que ganha forma num número zero em que o mote é a tipografia. Como designers somos ensinados a perceber que as formas das letras também comunicam e que há contextos para usar um tipo mais sóbrio e contextos para usar um tipo mais cómico…E aqueles que não são designers? Rapidamente entramos no famoso tema Comic Sans. Repudiada pelos designers e adorada pelo público, ela surge como pretexto, tal como um Pangrama, para falar de Tipografia de Design e de Comunicação.
texto do editorial

IMG_8529

IMG_8530

IMG_8531

 

cforms contact form by delicious:days