Fabrica

STRANGE GARDEN

fabrica1fabrica2fabrica3fabrica5fabrica4

Treviso, Janeiro de 2009.
A FABRICA, o centro de pesquisa do grupo Benetton, regressa ao Porto para apresentar uma colecção de objectos em cerâmica. A exposição, a inaugurar em Janeiro, terá lugar na recente galeria Dama Aflita.

Um estranho jardim cresce entre pássaros e insectos. Estas excepcionais criações da natureza, cristalizadas em cerâmica, tornam-se objectos cuja forma estranha a função. Um cacho de bananas transforma-se num peculiar contentor para bombons e uma borboleta num delicado detalhe para a casa.

A Fauna e a flora, aqui transformadas em pequenos detalhes para a casa e objectos para a mesa, crescem juntas e animam as paredes da casa de uma Dama Aflita (os objectos estarão disponíveis para venda durante e após a exposição).

A primeira apresentação pública do Strange Garden aconteceu no Salão do Móvel de Milão (Abril de 2008), integrando a exposição da FABRICA Cordially Invited. Nesta exposição foram apresentados estes e outros objectos desenvolvidos pelo Departamentdo de Design da FABRICA. A esta apresentação seguiram-se duas outras, uma na galeria da FABRICA FEATURES Lisboa (Maio de 2008) e uma outra no espaço de tendências de Elisabelle Leriche, que teve lugar na feira Maison et Object de Paris (Setembro de 2008).

A quarta apresentação pública surge agora num formato diferente das anteriores, integrando mais peças e alguns apontamentos de ilustração. Os jardins anteriores cresciam no chão, este cresce nas paredes. Esta mostra surge de um convite feito pela galeria Dama Aflita, ao qual a FABRICA respondeu com uma exposição feita de objectos que articulam design e tradição e cuja tridimensionalidade convive com a bidimensionalidade de ilustrações que reforçam a existência deste estranho e sonhador jardim. A fauna e a flora crescem juntas nas paredes da galeria e convivem com insectos e plantas num jogo de luz e sombras evidenciado pela ausência de cor (todas as peças são, tal como as paredes da galeria, brancas).

O conjunto é constituído por dois tipos de peças, as que foram criadas (abóboras, bróculos romanos e marmelos) e as que foram costumizadas (bananas, libelinhas, andorinhas e borboletas), conhecendo todas elas inspiração na tradicional loiça das Caldas da Rainha. Todos os objectos apresentados foram produzidos em Portugal.

O Strange Garden foi criado por Sam Baron (França) e Nicolas Cheng (China). Contribuiram para as suas posteriores apresentações: Marta Teixeira da Silva (Portugal), Catarina Carreiras (Portugal) e Cristina Dias (Portugal).

O Strange Garden integra os projectos desenvolvidos pela Fabrica Features – uma série de colecções criadas pela Fabrica para diferentes tipos de espaços, entre os quais lojas, museus e galerias.

Fabrica Features engloba também um conjunto de espaços de encontro, multiculturais e multimédia, que se podem apresentar sob a forma de lojas permanentes (Bolonha, Lisboa e Hong Kong) ou lojas temporárias, tenho estas já viajado por cidades como Paris, Londres, Porto e Roterdão. Estes espaços constrõem-se enquanto plataformas onde o diálogo e a troca de conhecimento da Fabrica com o mundo têm lugar.

Fabrica, o centro de pesquisa do grupo Benetton, foi fundado em 1994 com o objectivo de investir na criatividade de jovens artistas/investigadores de todo o mundo. Seguindo um processo de selecção criterioso, estes jovens criativos são convidados a desenvolver projectos de comunicação específicos que abrangem áreas como o cinema e o design gráfico, passando pelo design industrial, música, escrita criativa, new media e fotografia.

www.fabrica.it
www.fabricafeatures.com